segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O que ganhou Penacova com a requalificação urbana de parte da vila?


Governar é tomar decisões. E tomar decisões implica que se cometam erros. Aceito este princípio e compreendo que quem faz escolhas se deparará sempre com a crítica, quantas vezes injusta. Quem está no poder tem a obrigação de, mais do que tolerar, aprender com quem questiona. E quem questiona não está necessariamente contra tudo o que se faz.
O Município de Penacova tomou uma decisão, quando optou pela requalificação de parte da vila sede de concelho. Fez as suas legítimas escolhas e deve estar, agora, democraticamente preparado para encaixar as consequências das suas opções.
Percebo, por exemplo, a intenção de libertar o Largo Aberto Leitão da excessiva presença automóvel. Mas, bem vistas as coisas, a “praça” acabou por ficar mais atrofiada do que estava anteriormente. Acabámos com o estacionamento mas ficámos com menos espaço, salvando-se, portanto, a renovação da pérgula, o que é (muito) pouco para tanto investimento e constrangimento.
Mas, mais importante do que estas discutíveis questões de arrumação estética do espaço mais nobre do município, é tentar perceber a desastrada gestão que foi feita da vida económica da vila. Os agentes económicos (estabelecimentos comerciais e não só) em época de grave crise, foram gravemente prejudicados com toda a organização do processo (sem a adequada compensação) e vão ficar pior do que estavam, apesar dos milhões investidos, supostamente, para melhorar a sua situação.
Se o turismo no concelho morreu (alguém viu um turista este ano por Penacova?) a dinâmica interna da vila atrofiou e não ficará melhor com a questão do novo parque de estacionamento resolvida. As centenas de pessoas que, durante a semana paravam em Penacova para, por exemplo comprar um jornal ou beber um café no Turismo, já não o fazem e não voltarão a fazê-lo, pois para isso terão que dar a volta a toda a vila para deixar o carro num edifício claramente pouco funcional. Talvez por isso, numa clara assunção do erro cometido, já se admita na Câmara Municipal que os novos lugares do parque não venham a ser cobrados, para que este venha a ter alguma utilização.
Em síntese, Penacova até terá ficado diferente, aqui e ali mais bonita, mas não foram acautelados os interesses de quem realmente dá vida à nossa vila. Gastámos milhões para prejudicar quem diariamente se pela para manter a casa aberta aos clientes.

Os economistas defendem que o bom investimento deve ser reprodutivo e, portanto, potenciar a criação de riqueza. Aqui, pelo menos, pedia-se que não atrapalhasse.

6 comentários:

Morpheuspt disse...

Eu de vez em quando recebo umas encomendas da SEUR em casa, e nesta zona é sempre o mesmo senhor que cá vem entregar.

Sempre, mas sempre que ele vinha cá durante as obras, chegava a minha casa cansado, a mandar vir devido aos inúmeros desvios e dificuldade a navegar o centro da vila.

Se ele ficava lixado por ter que cá vir em trabalho, quem é que vinha cá em lazer?

É óbvio que houve problemas com os comerciantes, principalmente na zona do largo de são João, não tinha ideia que a compensação era parca. Mas pronto, não se pode pedir muito...

Anónimo disse...

tens que começar a sair mais de casa.

Mário A. disse...

De facto, o centro da vila está mais bonito e apelativo, mas o problema essencial mantém-se, como sempre. Está deserto. Aliás, como está parece mais deserto.
E isso os defensores do atual regime e daquelas obras da câmara não falam e quando falam é parta insultar quem não pensa como eles. São uns democratas exemplares!
São eles e outros como eles que não só agora como desde sempre, fazem com que Penacova seja o concelho mais atrasado do distrito de Coimbra. Não é uma obra como a que se fez na vila que muda o que tem de ser mudado, ou seja, as mentalidades.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Será que quem aqui critica a desertificação frequenta penacova?

Anónimo disse...

Claro, quem mais para frequentar penacova, senão os seus residentes?
Quem é que cá ha-de vir, turistas? o que há em Penacova para vir ver ou fazer?

Anónimo disse...

Muito boa reflexão!
E tão diferente e séria que ela é quando comparada com os "pensadores" oficiais!

Related Posts with Thumbnails